terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aprenda a identificar uma Pirâmide Financeira

No artigo de hoje, darei dicas de como diferenciar um esquema de Pirâmide Financeira de uma oportunidade real de Marketing Multinível ( MMN ).

Antes de falar sobre as pirâmides, é importante definir o que é Marketing Multinível, também conhecido como:

- Marketing de Rede
- Marketing de Mídias Sociais
- Network Marketing
- Multi Level Marketing

Uma definição mais simples para MMN é a seguinte:

Você entra no sistema geralmente indicado por uma pessoa de quem você compra um produto / serviço. A partir desse momento você faz parte da rede dessa pessoa.

Em seguida você começa a divulgar o mesmo produto / serviço para outras pessoas e conforme você for vendendo, vai formando a sua rede e ganhará tanto com suas vendas diretas como com o produto / serviço das pessoas de sua rede. Existe um ganho para cada nível formado.

Observe a figura:




 
Para que o MMN seja legal e não uma pirâmide financeira, é obrigatório haver um produto ou serviço comercializado pela empresa que agregue valor as pessoas, como por exemplo um livro, um curso, algo que realmente seja relevante para alguém.

Definido então uma oportunidade real de MMN, vamos aprender como identificar uma Pirâmide Financeira.

Para pessoas que possuem pouca experiência em negócios com a internet e que querem ganhar dinheiro através dela, é muito comum investirem em alguma empresa ou proposta que até parece séria e na verdade não passa de crime previsto em lei com direito a cadeia.

Existem algumas maneiras fáceis de identificar uma pirâmide.

Sempre que estiver diante de alguma proposta que parece ser MMN, fique a tento a esses pontos:


  • Você recebe um e-mail, geralmente com uma conversa fiada de " ajuda mútua " onde a pirâmide consiste em você depositar uma quantia X em todas as contas bancárias recebidas no e-mail e colocar a sua conta bancária no mesmo e-mail e repassar para os seus contatos. Essa é uma pirâmide DESCARADA. Além de não possuir nenhum produto ou serviço, quem garante que você vai receber algum valor de outras pessoas que podem simplesmente ter colocado sua conta bancária ali e não ter depositado nada a ninguém? E mesmo que você receba dinheiro em sua conta continua sendo crime por que não existe nada sendo comercializado. Absurdo!
  • Propostas ou empresas que prometem que você ganhará muito dinheiro fazendo uma determinada tarefa ( exemplo: você ganhará para ver vídeos de propagandas ), mas para começar a ganhar você tem que pagar uma quantia muitas vezes exorbitante para começar a realizar o trabalho. Resumindo: você tem que pagar para trabalhar? Sem comentários...
  • Empresas onde você tem que pagar mensalidades ou adquirir regularmente coisas sem querer ou sem precisar para começar ou continuar no negócio. Pense bem: você vai promover e vender para a empresa e ainda tem que pagar por isso? Por um acaso você conhece algum jornal ou emissora de TV que pague para que as pessoas anunciem e façam propagandas? E o pior é que existe uma infinidade de pessoas que além de participar desse tipo de negócio ainda defende a empresa...

Exemplos de pirâmides disfarçadas de MMN:

- Plataformas de forex ( prometem rendimentos que não existem ).
- Agel
- Mister Colibre
- Alpha Club Brasil LTDA
- Fábrica dos Milionários
- Just Been Paid
- Jss Tripler
- Zeek Rewards

Com certeza muitas pessoas defenderão pelos menos algumas dessas empresas, mas, independente do que digam, eu me recuso a fazer parte de esquemas fraudulentos onde para se ganhar outros perdem, ou fazer parte de empresas que obrigam o pagamento de mensalidades ou compra regular de produtos.

Existem formas honestas de se trabalhar online e ganhar dinheiro sem ter que passar outras pessoas para trás.

Existem muitas pessoas que ganham dinheiro com essas empresas que mais cedo ou mais tarde vão fechar e deixar muita gente no prejuízo. Geralmente pessoas que fazem parte desse tipo de negócio ou estão sendo iludidos por não conhecerem o esquema, ou realmente não se importam que outros percam contanto que eles ganhem.

Veja mais fraudes online aqui

Não deixe de comentar e compartilhar!