quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como escrever artigos para o blog

Se você tem ou pretende ter um blog para ganhar dinheiro, é necessário que você foque na arma mais importante e poderosa de sucesso do seu blog: os artigos.

Um blog nada mais é do que um meio de divulgar e passar informações e para isso é necessário escrever e o principal: se fazer entender.

Não adianta escrever qualquer coisa feita de qualquer jeito para tentar " empurrar " algo para as pessoas.

Você precisa explicar tudo e ser muito claro no que vai expor e para isso você tem que saber sobre o que está falando.

Por exemplo: se você participa de algum programa de afiliado, você não pode só dizer que a sua proposta é incrível e deixar seu link de afiliado. Você tem que fazer uma análise do programa e deixar claro como ele funciona e seus pontos positivos. Não subestime a inteligência de seus leitores.

Então neste post, vou dar dicas de como escrever artigos e os cuidados a serem tomados ao escrevê-los.


  • Estude sobre o que você escreve. Independente do assunto ou nicho de mercado que você atua, tenha certeza de que as informações estão atualizadas e corretas. Domine o assunto.
  • Cada vez que terminar um parágrafo deixe uma linha de espaço para começar um outro parágrafo. A leitura fica menos cansativa.
  • Destaque os subtítulos de seu artigo ( não precisa ser com letras imensas e cores berrantes. Eu costumo destacá-los geralmente utilizando o negrito e o itálico ).
  • Redija corretamente. Preste atenção nas concordâncias, acentos, verbos, pontos, vírgulas, ortografia. Se tiver dúvidas ao escrever, primeiro pesquise na internet antes de publicar o artigo. Você não precisa ser professor de gramática mas precisa escrever de modo que as pessoas entendam. Tome cuidado para não cometer erros absurdos de português, isso causará uma péssima impressão para seus leitores e pode acabar com a sua credibilidade. Como alguém pode confiar em quem não sabe  escrever?
  • Revise seu artigo antes de publicar, analise se o texto está fácil de entender e se não existem erros a serem corrigidos.
  • Elabore conteúdos relevantes e de qualidade usando suas próprias palavras com base em seus conhecimentos. Você pode se inspirar em algum blog para escrever mas JAMAIS COPIE E COLE ARTIGOS ALHEIOS.
  • Se possível, utilize vídeos ou mensagens de voz em alguns artigos ( as vezes as pessoas não estão dispostas a ler tudo e essas ferramentas ajudam o leitor  a não sair do seu blog ).
  • Dica: procure ter sempre papel e caneta por perto. Quando trabalhamos com blog é comum termos ideias repentinas sobre algo para escrever. Anote a ideia para desenvolver assim que possível. Desse modo você não esquece a ideia e fica mais fácil se inspirar para escrever.

      Por favor, comente e compartilhe este artigo caso tenha gostado e sido útil a você!